Em uma iniciativa inédita, o Sistema Confea/Crea realiza a primeira Força-Tarefa Nacional de Fiscalização entre os dias 17 e 19 de junho de 2024, em Salvador-BA. Equipes e regionais dos Creas de todo o Brasil, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/BA), o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica da Secretaria de Segurança Pública da Bahia reuniram-se para promover ações de fiscalização e educação preventiva em obras da construção civil na capital baiana.
Dois fiscais do Crea-MG integram as equipes que irão fiscalizar aproximadamente 80 edificações em cerca de 18 bairros da cidade de Salvador-BA. O foco principal da ação é o adequado cumprimento das normas de segurança de trabalho em altura (NR-35), fortalecendo a padronização de procedimentos e a capacitação de agentes fiscais em todo país.
Os fiscais mineiros Sérgio Ricardo de Assis e Mário de Carvalho Ferreira compõem equipes que terão como alvo, respectivamente, oito e sete empreendimentos na capital baiana. Para Sérgio, a convivência com profissionais de outros estados é uma oportunidade de aprimorar o seu trabalho. “Participar dessa primeira força-tarefa promovida pelo Confea juntamente com o Crea-BA na fiscalização da NR 35 só veio agregar mais conhecimento e interação entre os colegas de outros estados”, relata. Ele reforça que essa é uma importante experiência para troca de informações e, consequentemente, aquisição de conhecimento na área.
Regional baiano
O Crea-BA foi o primeiro a receber a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização. A iniciativa de caráter educativo irá, gradativamente, abranger outras regionais do país, aplicando serviços nas frentes que atendam as especificidades de cada um dos estados. O principal objetivo das ações é a integração entre todos os Creas, na intenção de conferir mais assertividade aos serviços prestados e melhorar os aspectos de fiscalização por meio de uma padronização dos processos.
Com informações da Equipe de Comunicação do Crea-BA
Publicado no dia 18 de junho de 2024
FONTE: Crea Minas Gerais










